O currículo representa o cartão de visitas do candidato, quando mal elaborado, faz com que o profissional não chegue nem à entrevista.
Personalize seu currículo de acordo com a vaga desejada, assim como um profissional não é igual ao outro, as vagas também não são iguais. É importante que o recrutador perceba que você está tentando falar com ele através do seu currículo. Destaque os principais pontos de seu currículo que o qualificam para a vaga anunciada. Evite colocar dados e informações irrelevantes; - se você se candidata para uma vaga de assistente administrativo, não tem porque colocar cursos que não tenham a ver como o perfil desejado.
Seu currículo deve ser claro e objetivo, deve conter no máximo duas folhas, sem necessidade de colocar número de documentos e detalhes desnecessários, a não ser que o recrutador o exija.
Escolha o tamanho e fonte da letra que possibilite ao leitor uma boa leitura; não anexe carta de referência ou certificados, exceto quando solicitado pelo recrutador. Quando for enviá-lo é aconselhável que o encaminhe juntamente com uma carta de apresentação ou e-mail quando enviado pela internet.
Para aqueles que não possuem experiências anteriores, aí vai uma dica: destaque seus estudos, digite um texto limpo e apresentável e acima de tudo, não invente experiências que não teve.
Modelo de currículo